sábado, 22 de abril de 2017

Uma casa chamada São Januário – 90 anos
Resultado de imagem para foto estádio vasco

Introdução
O que representa um estádio para seu time de futebol? Define sua identidade? Define sua casa? Um local de celebração da história e da memória do clube?
Um time de futebol tem uma ligação muito especial com sua “casa”, é o lugar onde ele pode jogar com sua capacidade máxima, empurrado pela sua torcida, sobre olhos apaixonados de crianças e perto de seus domínios. Temos vários exemplos pelo Brasil eu nos mostra a relação time x estádio, como por exemplo Flamengo x Maracanã, Palmeiras x Parque Antártica , São Paulo x  Morumbi etc.
Mais o Gigante da colina tem uma relação muito mais profunda como time do Vasco, sua torcida. Nesse artigo vou bordar um pouco dessa relação time x estádio e apontar que não é apenas um estádio comum, é um marco histórico.
Vivemos muitas alegrias e tristezas, mais é nossa casa e nosso orgulho.


Uma carta contra o racismo

Resultado de imagem para time vasco 1924



Antes de iniciar o artigo em  sim ,gostaria de mostrar a vocês a que ponto chegou o racismo e a intolerância nos anos 20.O Vasco não foi o primeiro time a colocar negros e operários em campo, mais foi quem bancou e manteve seu time. No carioca de 1923(o primeiro dele na primeira divisão) com esse time mesclado conquistou o campeonato carioca de forma suprema-PTS.25J-14 V-12 E-1 D-1 GP -32 GC-19-e isso provocou uma revolta enorme na elite futebolística carioca , tanto que os clube se juntaram e criaram uma outra liga e excluíram o Vasco, foi ai que o presidente do Vasco escreveu uma carta à AMEA, que veio a ser conhecida como a “resposta histórica”, recusando a se submeter à condição imposta e desistindo de filiar-se à AMEA. A carta entrou para a história como marco da luta contra o racismo no futebol.


 Vamos ler :
Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.
Ofício nr. 261
Exmo. Sr. Dr. Arnaldo Guinle
M.D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos

As resoluções divulgadas hoje pela imprensa, tomadas em reunião de ontem pelos altos poderes da Associação a que V.Exa tão dignamente preside, colocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada nem pela deficiência do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa sede, nem pela condição modesta de grande número dos nossos associados.
Os privilégios concedidos aos cinco clubes fundadores da AMEA e a forma por que será exercido o direito de discussão e voto, e feitas as futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.
Quanto à condição de eliminarmos doze (12) dos nossos jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.
Estamos certos que V.Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno da nossa parte sacrificar ao desejo de filiar-se à AMEA alguns dos que lutaram para que tivéssemos entre outras vitórias a do campeonato de futebol da cidade do Rio de Janeiro de 1923.
São esses doze jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de sua carreira e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias.
Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V.Exa. que desistimos de fazer parte da AMEA.
Queira V.Exa. aceitar os protestos de consideração e estima de quem tem a honra de se subscrever, de V.Exa. At. Vnr. Obrigado.

(a) Dr. José Augusto Prestes.

Resultado de imagem para time vasco 1924




O santo São Januário
São Januário, ou Gennaro em italiano, viveu no final do terceiro século. Januário chamava-se Prócolo e pertencia à família patrícia dos Ianuarii. Ainda jovem, graças às suas atitudes de fé e caridade, foi nomeado Bispo da cidade de Benevento, vizinha de Nápoles, da qual se tornou patrono. Ele é venerado como santo e mártir tanto pela Igreja Católica Romana como pelas Igrejas Católicas Ortodoxas.
Naquele tempo, quando a Igreja e os cristãos eram perseguidos pelo império romano por causa de sua fé em Jesus Cristo, Januário estava preparado para o martírio. A palavra mártir vem do grego e quer dizer testemunha. Assim, Januário preparava-se para testemunhar seu amor a Jesus Cristo com a própria vida se fosse preciso. Como Bispo, ele foi um homem zeloso, conhecido pela grande bondade e pela sabedoria. Mas, então, como previsível, ele foi preso pelas forças romanas.
No ano 304, o imperador romano Diocleciano desencadeou a última e também a mais violenta perseguição contra a Igreja. São Januário foi jogado, juntamente com seus diáconos, na arena da pequena cidade Pozzuoli. A arena, claro, estava cheia de leões famintos. O povo que assistia ao espetáculo espera ansiosamente por ver o sangue dos cristãos derramado pelos leões. Todavia, ao se aproximarem do grupo, os animais ficaram dóceis e passaram a lamber os pés do Santo.
Acontecera como a Daniel, o profeta. As feras não os atacaram. O povo ficou pasmo, pois sabia que os leões estavam famintos. Muitos dos que estava na arena se converteram ao verem que aqueles homens eram protegidos pelo próprio Jesus. Então, por ordem de Diocleciano, o último imperador que perseguiu os cristãos, eles foram decapitados em 305.


O estádio


Resultado de imagem para estadio vasco inauguração




Na época da exclusão do Vasco , os times alegaram duas situações : a presença de muitos negros de situação duvidosa e a falta de um estádio para jogar, já que o Vasco jogava no em Andaraí ( o mesmo campo que tempos depois pertenceu ao América).Como o Vasco se recusou a mandar seus 11 jogadores negros embora e como não tinha dinheiro para construir um estádio , foi expulso da liga, na verdade os times insatisfeitos com o Vasco fundaram a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos ( AMEA) e o Vasco junto com outros times menores ficaram na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres(LMDT).

Um fato interessante também de se ressaltar é que o Vasco naquela época pagava uma espécie de “salário” a seus jogadores, mais  uma ajuda de custo para jogar e isso também gerou revolta, principalmente entre Flamengo e Fluminense que questionaram essa situação , foi ai que o presidente do Vasco começou a pagar seus jogadores com “bicho”, galinhas, porcos, etc.. Daí nasceu a expressão “pagar o bicho” no futebol.
O Vasco precisava de um estádio, mais da onde tirar a quantia gigante para pagar? Foi ai que a torcida junto com os comerciantes da localidade fizeram uma arrecadação, uma “vaquinha” para o clube poder juntar o dinheiro .

             Em pouco tempo foram arrecadados Cr$ 690.895,00,5 o suficiente para a compra de uma grande área em São Cristívão, de 65.445m². Feito isso, foram arrecados mais aproximadamente Cr$ 2.000,000.Co isso, os dirigentes compraram o terreno de 65.445 m² no bairro de São Cristóvão, que pertencia a Carlos Kuenerz e sua esposa Margarida Kuernerz, e que, segundo alguns historiadores, pertenceu a Marquesa de Santos, amante de Dom Pedro I, mas outras fontes descartam essa informação.

A escritura de compra e venda do terreno foi sacramentado em 28 de março de 1925 e a partir desse momento os dirigentes iniciaram os trabalhos de construção do Estádio.

Resultado de imagem para estadio vasco inauguração


Durante a construção, um problema: presidente da República, Washington Luís se negou a autorizar a importação de cimento belga – já utilizado no Jockey Club. Sem aquele tipo de cimento, necessário para uma obra daquele porte, foi-se usada uma solução criativa e útil: uma mistura de cimento, areia e pedra britada. Estima-se que pelo menos 6.000 barris de cimento e 252 toneladas de ferro foram usadas na obra.
Resultado de imagem para estadio vasco inauguração




Então, foi no dia 21 de abril de 1927 que o Estádio foi inaugurado num jogo entre Vasco X Santos com o placar de 3x5 para o Santos. Primeiro Gol: Evangelista (Santos) aos 19 minutos do 1º tempo. Primeiro Gol do Vasco: Negrito, de cabeça, aos 44 minutos do 1º tempo .Capacidade: Aproximadamente 30 mil espectadores.

Resultado de imagem para estadio vasco inauguração



Sabia que a expressão “gol olímpico” nasceu no São Januário?
Sim, num jogo entre Vasco x Wanderers do Uruguai, o jogador do Vasco Santana, bateu o escanteio direto para o gol e o fez, como o time era do Uruguai que era o campeão olímpico , o gol foi batizado com o mesmo nome.
1-      De 1927 a 1950: Maior estádio do Rio ( Até a construção do Maracanã)
2-      1927 a 1940: Maior Estádio do Brasil ( até a construção do Pacaembu)
3-      1927 a 1930: Maior estádio da América do Sul ( até a construção do Centenário-URU)
São Januário também já foi usado como local de desfiles das escolas de samba e foi lá que o Presidente Vargas anunciou as primeiras leis trabalhistas.
Estádio nos trouxe títulos e tristezas , mais sempre o amaremos pois é nossa casa, é nossa conquista , é nosso amor .

Resultado de imagem para estadio vasco inauguração



Entrevistas retirados do Lance net:
MAURO GALVÃO - Referência na defesa do Vasco entre 1997 e 2000
Lembro da primeira vez que cheguei a São Januário para jogar no Vasco, e logo senti uma atmosfera muito legal. É um estádio com clima diferenciado, acolhedor. Parece um estádio europeu, daqueles mais antigos. Desde que eu cheguei ali senti que era o lugar propício para a gente lutar pelas vitórias e pelos títulos. Então, ali, com a união da nossa torcida, conseguimos que o nosso time ganhasse muitos títulos, um ciclo muito importante na história do Vasco.

CARLOS GERMANO - Titular na meta entre 1992 e 1999 no Vasco
São Januário foi a minha casa durante 7 anos. Morei debaixo das arquibancadas, na Pousada do Almirante, onde cheguei com 14 anos e saí praticamente com 20. São Januário me abrigou. A gente viu o clube crescer, não tinham aquelas quadras, eram campos de terra. Vimos o clube se transformar, e são as melhores lembranças. Desejamos ao Vasco mais 100 anos de vida, mil anos. Um clube maravilhoso e um estádio maravilhoso, com muita história, construído pelos torcedores. Então, parabéns para esse estádio maravilhoso e que faz parte da minha vida.

HENRIQUE - Herói no Brasileiro de 2004
Vivi oito anos no Vasco, morei debaixo da concentração de São Januário. Sempre foi um clube altamente estruturado, com alimentação de qualidade. Agora, tantos anos depois, vejo que o estádio está bem diferente, com mais conforto para os torcedores, e isto é fundamental para o clube. Meu momento mais marcante em São Januário, sem dúvida, foi o gol da vitória do Vasco sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, que livrou a equipe do rebaixamento em 2004. São Januário estava cheio, eu vi quase 30 mil pessoas emocionadas, e na época quando encontravam na rua, me abraçavam por ter feito aquele gol. Até hoje, guardo com muito carinho este momento.


Resultado de imagem para estadio vasco inauguração

Resultado de imagem para gol olimpico sãojanuário

 festa de natal em são Januário -1927

Resultado de imagem para getúlio vargas em são januário
 Presidente Vargas no Getúlio Vargas


Resultado de imagem para desfile carnaval em são januário
São Januário sediou o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 1943 e 1945


Um comentário: