terça-feira, 23 de maio de 2017

As duas faces de Álvaro da Costa Mello



Resultado de imagem para alvaro da costa mello



Ao andar pelas ruas de Bonsucesso e ramos vemos alguns prédios em azul e branco, e o mas alto deles com o nome Álvaro da Costa Mello. Então a curiosidade bate  logo e logo nos perguntamos, a pessoa foi muito importante, a ponto de ter um prédio com seu nome( na verdade são dois prédios) e um busto em sua homenagem  feito pelo a pedido do Unibanco em Bonsucesso.
Álvaro era um português que, como muitos outros, chegou ao Brasil para tentar vencer  no mundo dos negócios, mas sua história começa no dia de seu nascimento, dia 12 de junho de 1905 no lugarejo de Infias na Serra Estrela.

A família possuía uma lavoura pequena aonde Mello trabalhava quando criança, assim poderia ajudar na renda familiar. Em determinado momento, quando sua família viva uma crise financeira, pegou seu irmão Valentim e viajou para os EUA onde lá trabalhou na construção civil, Mello Tinha apenas 16 anos.

Aos 22 anos decidiu tentar a vida no Brasil, chegou aqui em terras tupiniquins no final dos anos vinte, onde conseguiu emprego de motorneiro do Bonde 50/90. Mas Àlvaro sempre foi conhecido como um cara honesto e inteligente, mas de cabeça muito esquentada, tanto que em pouco tempo de trabalho, em uma discussão com seu fiscal, aplicou um soco nele, acabou sendo despedido e voltou para Portugal, mas seria por pouco tempo.

Mello como trabalho do bonde e as finanças guardadas de época dos EUA decidiu voltar ao Brasil para ser um jovem empreendedor, logo em sua chegada comprou uma vila de casas em Olaria e alugou tudo rapidamente, mas teve problemas com um dos seus inquilinos e , cabeça quente como ele era, resolveu vender a vila e com o dinheiro investiu na compra da padaria Globo, junto com seu compadre , que logo saiu do negócio e deixou ele tocando só.
Nessa sua aventura pelo bairro de Olaria conheceu Judith do Rego Barros, filha do Manoel Francisco do Rego Barros, família esta dona de uma parte das terras de Olaria, família muito tradicional que ajudou e muito a realizar os sonhos de Mello. Os dois se casaram e tiveram duas filhas, Maria Rita e Leopoldina , mas essa união não teve muito tempo de felicidade e no final dos aos trinte houve a separação .

Nessa época Mello já era um comerciante conhecido na região, um prospero homem que quase jogou tudo fora por causa de seus temperamento.
No dia 15 de março de 1938, no tabloide “O jornal” noticiava uma tentativa de assassinato por parte do senhor Mello, segundo o jornal , o SR. Mello estava desconfiando de estar sendo traído ,pois sua esposa tinha uma amizade com o investigador Waldemar Luiz Bento., vivia vigiando sua esposa pelas madrugadas, quando no dia 14, entrou em sua cozinha e viu o homem conversando com sua esposa e num ataque de fúria atirou com uma colt 45 no investigador e tentou estrangular a mulher, mas foi impedido por vizinhos e depois pela força policial. Mello foi preso e condenado por dois anos de prisão.

A situação está tão ruim que Edith disse em entrevista ao Jornal:
- “Meu marido é o único culpado de tudo isso, casei-me por amor, quando ele era condutor de bonde, a pouco tinha chego de Portugal, mas ele queria apenas saber de dinheiro.”
Essa declaração de Edith mostra um Àlvaro ambicioso, que faria de tudo para crescer. Foi
Na época que ele foram casados, Mello comprou várias padarias pela região, crescendo muito como empresário e nas palavras de sua esposa fica bem claro que ele usou o prestígio e as verbas da família para conseguir sua rede de padarias.

Quando essa situação toda passou, Mello casou-se novamente, agora com uma de suas empregadas, D. Nizete que viveu com ele o resto da vida.

Empresário já bem sucedido, com várias padarias pela região, decidiu investir na construção civil. Seu primeiro empreendimento na área foi à compra de um grande terreno na praça do Carmo(entre Av..Brás de Pina e Estrada Vicente de Carvalho) no final dos anos 40, local esse que era um lugar pobre e vazio, sem atrativo algum, apenas um pequeno Vilarejo que, aos poucos foi sendo modificado pelo espírito empreendedor de Mello. Assim que construiu o edifício , comprou mais três terrenos e construiu lojas , apartamentos e um grande cinema.

Não satisfeito, fez uma sociedade com o melhor amigo, Wilson Xavier e com isso construiu várias lojas aos arredores das estações de trem da Leopoldina.
Mas como ele foi parar em Bonsucesso?

No início os anos cinquenta o bairro de Bonsucesso ainda preservava um aspecto rural, com poucas casas e quase nenhum comércio, o que fez Álvaro Mello ver uma oportunidade de expandir seus negócios, sendo assim construiu prédios na Avenida Teixeira de Castro n 10/51, Rua Bonsucesso n 280/290/101 e 440, Rua Cardoso de Moraes 173/118/80, todos esses prédio com até seis pavimentos. Depois construiu seu maior empreendimento, seu orgulho, até então o maior edifício do subúrbio carioca, na rua Cardoso de Moraes 221 com 14 pavimentos e praticamente todos os prédio na cor azul e branco, mas por que ?

Resultado de imagem para alvaro da costa mello
Alvaro é o primeiro da direita para a esquerda



Resultado de imagem para alvaro da costa mello



Àlvaro foi um grande presidente do Olaria, amava o clube de tal maneira que vira e mexe aparecia nas páginas de jornais brigando com todo mundo para defender seus clube, foi patrono e principal responsável pela obra do novo estádio da Bariri. O campo da Bariri era um campo feio e com condições precárias de jogo, o que provocou a exclusão do Olaria de várias práticas esportivas, foi quando Mello reformou todo o campo, mudou ele de posição , fez a arquibancada e chamou para a festa de inauguração o Presidente da CBD João Lyra Filho que, vendo o novo estádio, se viu na obrigação de recolocar o olaria nas competições. Ele amava tanto o clube que, depois de uma vitória no ano de 1958, ele pagou uma premiação aos jogadores do próprio bolso.


Resultado de imagem para alvaro da costa mello
presidente do Olaria, Àlvaro é o terceiro da direita para a esquerda

Álvaro foi tão importante para a região que o gerente do Unibanco, Wilson Xavier (seu melhor amigo) arrecadou fundos e mandou colocar um busto em homenagem a ele no entroncamento das avenidas Teixeira de Castro e rua Cardoso de Moraes. Mello sempre foi um cara importante e tinha acesso direto a autoridades políticas cariocas, era devota a santa Luzia, viajava muito e se tornou milionário. Ao final de vida ficou cego devido ao Glaucoma, parou de construir no ano de morreu em 1992 na Penha.  

11 comentários:

  1. Parabéns pela excelente postagem! Trabalhei em Bonsucesso e sempre ficava a me perguntar. Quem teria sido ele?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Olaria bairro e estádio merecem nosso total respeito por seus registros de memmória e de História.

    ResponderExcluir
  3. Esse SENHOR tinha muito que agradecer a ZONA DA LEOPOLDINA e principalmente ao PAÍS.. que lhe deu oportunidade de progredir...

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!
    Sempre tive curiosidade em saber quem foi e sua relação com os bairros da Leopoldina.

    ResponderExcluir
  5. Realmente foi um homem de grande visão e ambição

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo esclarecimento,sempre que passava ali com o trem,eu admirava sempre essa obra!

    ResponderExcluir
  7. Como tempo passa
    Meu pai trabslhou p ele. Nso eda de admirar eram portugueses.

    ResponderExcluir
  8. FALTOU ALGUEM FALAR SOBRE O MELO TENIS CLUB. DIZEM QUE O CLUB TEM ESSE NOME POR TER SIDO DOADO O TERRENO E CONSTRUIDO POR ELE.

    SERIA VERDADE ??

    ResponderExcluir