quinta-feira, 4 de maio de 2017

Serra da Misericórdia: Uma obra prima da natureza no meio do subúrbio


Resultado de imagem para serra da misericórdia


A Serra da Misericórdia, uma verdadeira obra magnífica da natureza, abrange cerca de 43,9 km2 no município do Rio de Janeiro, e está localizada após uma faixa de baixada de aproximadamente 6 km a norte do Maciço da Tijuca e 3 km da costa oeste da Baia de Guanabara no ponto mais próximo de seu relevo: o bairro da Maré, é uma região geográfica enorme não ? .
O maciço da Misericórdia chega a aproximados 260 metros de altitude em seu pico culminante a Serra do Juramento (onde fica a comunidade do Juramento).  Estende-se por 27 bairros do subúrbio  carioca, entre eles: Abolição, Bonsucesso, Brás de pina(Bráz de Pina), Cavalcante, Cascadura, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Honório Gurgel, Inhaúma, Irajá, Madureira, Olaria, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Ramos, Rocha Miranda, Tomás Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila Kosmos e Vista Alegre.

Antes da conquista da Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU), estabelecida pelo Decreto nº 19.144, de 14 de novembro de 2000, não havia nenhum controle sobre a poluição dos bairros circundantes ao maciço da Misericórdia, as comunidades em volta do morro estavam invadindo o terreno rumo ao topo e destruindo o pouco que ainda restava da natureza nativa. Havia a presença de três pedreiras com suas jazidas de granito na região, com emissão do esgoto industrial na água dos rios da Serra da Misericórdia, que transportavam metais pesados e detritos orgânicos para a Baia de Guanabara. Com a perda da vegetação original, houve a destruição da estrutura do solo que é necessário à sua agregação e firmeza, causando a impermeabilização, ressecamento dos rios que dependem da vegetação e a aceleração da erosão e do assoreamento, pondo em risco muitas comunidades que viviam nas encostas.


 A Serra da Misericórdia é considerada parque e área de preservação ambiental desde 16 de dezembro de 2010, a partir do Decreto nº 33280, que nomeou o Parque Municipal da Serra da Misericórdia como Parque Municipal Urbano da Serra da Misericórdia ou Parque ecológico da Vila Kosmos, e estabeleceu seus limites. Na prática, o reconhecimento significa que o local será destinado ao lazer, à prática esportiva, à recreação em meio à natureza, à promoção da educação ambiental e à valorização das manifestações culturais e tradições locais, e a ações de proteção às áreas de reflorestamento, à fauna, às nascentes e mananciais de água existentes no local. Mas  até onde sabemos, mesmo depois do decreto, a serra não vem sendo fiscalizada como deveria e seu terreno perdendo metrôs a cada ano. Existe um projeto do governo do estado para revitalizar a região e criar um grande parque ecológico, com 25,5 mil metros quadrados, mais infelizmente isso jamais saiu do papel, ficando apenas obras de contenção de encostas.


Resultado de imagem para serra da misericórdia



Existe uma lei que protege as áreas naturais, a fim de preservar ainda o que resta de bens naturais, essa lei é de número 19.144 de 16/11/2000.

Além das Pedreiras e mananciais de rios (hoje todos mortos), na serra abriga, pois ainda existe, o famoso reservatório da Penha, que abastecia praticamente toda zona da Leopoldina e Ilha do governador.


Resultado de imagem para reservatório da penha foto



No começo dos anos 30 e 40 existiam expedições pela serra, onde pessoas faziam trilhas e descobriam as belezas naturais. Isso só foi possível descobrir  devido a pesquisa que realizei em jornais antigos e um desses periódicos mostra uma reportagem sobre o assunto(Jornal do Brasil, 30 de Janeiro de 1941)

Alguém sabe por que Serra da misericórdia?
Como a história do Brasil no mostra, aqui foi uma colônia portuguesa e sabemos que a monarquia era ligada a religião católica, que teve um papel importante nas primeiras construções do recente local encontrado. O nome Serra da Misericórdia foi dado pela Santa Casa de Misericórdia, pois no início da exploração das terras da região da Penha, acabou adquirindo terras no local, assim dando o nome da serra.
As comunidades cresceram em sua volta devido a especulação imobiliária, pois já nas décadas de 40 e 50 , o Rio já tinha se tornado um local caro de se morar, quando uma família de baixa renda não tem condições de bancar aluguel vai para onde? Para os morros e assim começou a serra ser ocupada por comunidade.




2 comentários:

  1. Prezado Professor
    Aproveitando e divulgando o seu excelente texto lá no meu blog. Meus parabéns pelo trabalho!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Quando puder passa também por lá e visite.

    ResponderExcluir